Tratamento grátis

O tratamento de doenças que fazem uso de medicamentos contínuo deve ser fornecido ao paciente gratuitamente. Segundo a lei federal de n° 11.347, assinada em 2006, o governo deve fornecer todo medicamento necessário para o tratamento do paciente diabético gratuitamente através do SUS. Apesar de ainda ser pouco conhecida no país foi através dessa lei que diversos casos espalhados pelo Brasil, hoje recebem do governo insulina, glicosímetro, lancetas, e fitas glicêmicas.

O procedimento para que isto ocorra é bastante burocrático mas na maioria dos casos vale o esforço, visto que o custo de manter o tratamento é alto.

A busca pelo tratameto gratuito inicia com um processo administrativo. O que o paciente diabético deve fazer é ir até o posto de saúde, com seu RG e comprovante de residência, cadastrar-se como paciente com diabetes do SUS ou do Sistema de Informação em Hipertensão e Diabetes (Hiperdia). Após esse cadastramento o paciente deve ir ao mesmo local, munido da receita prescita pelo seu médico idicando todos os medicamentos e materiais exigidos para sua aplicação e monitoração da glicemia capilar, e fazer o pedido dos medicamentos.

Caso o paciente não consiga o fornecimento dos medicamentos dessa forma, é preciso entrar com uma ação judicial.

No blog minha filha diabética, a mãe Nicole, conta passo-a-passo como fez para receber duas canetas para aplicação de insulina e refis para Levemir e Novorapid, para o tratamento de sua filha Vittoria.

3 comentários para “Tratamento grátis”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Mafê Bastos, rafael apocalypse, Samuel Guimaraes, nadia domingues, Mariana Apocalypse and others. Mariana Apocalypse said: RT @glicemiasonline: Sabia que tratamento de diabetes pode sair de graça? http://www.glicemiasonline.com.br/blog/tratamento-gratis/ […]

  2. Nicole Lagonegro 29 April 2010 at 16:02 #

    Vale lembrar que uma coisa são os insumos e outra bem diferente os medicamentos de alto custo.
    Através do SUS, pelo posto de saúde mais próximo da sua casa, certamente vc receberá os insumos, tiras, lancetas, glicosímetro, insulina NPH e Humalog apenas fazendo seu cadastro no posto. Não precisa de processo nenhum.E sim relatórios médicos sobre a doença e a quantidade de material utilizado por mês. Apenas os medicamentos de alto custo, não fornecidos diretamente nesse postinho perto da sua casa, é que vc precisa entrar com o processo administrativo.
    Boa Sorte

  3. […] Resposta – Sim, existe 1 lei q garante ao diabético receber de graça medicamentos e insumos, veja mais “tratamento grátis”. […]