Resultados da pesquisa – 2016

Durante 3 semanas os usuários do Glicemias Online responderam a algumas perguntas que tinham o objetivo de compreender como usam o Glicemias Online e o que podemos melhorar.

Mais de 16 mil diabéticos foram convidados a responder a pesquisa, e aproximadamente 67% aceitaram o convite e nos contaram sobre o uso do Glicemias Online, sobre o que gostariam de ter no sistema e como podemos ajudá-los a controlar melhor o diabetes.

Analisando as respostas às perguntas que fizemos, conseguimos entender que as Anotações de Glicemia e Consumo de Carboidrato/Alimentação, são as funcionalidades mais usadas, seguidas dos Gráficos. Isso evidência algo que já desconfiávamos: como as injeções de glicemia e o uso de medicamentos, nem sempre está relacionado à medição da glicemia, muitos usuários, não fazem as anotações da quantidade de medicamento usada. Existe um outro ponto importante nessa análise também, nossos glicosímetros guardam várias medições, e se não podemos fazer as anotações no Glicemias Online, no exato momento em que realizamos a medição, podemos, algumas horas ou até dias depois, consultar as medições e ai realizar as anotações no Glicemias Online.

o_que_e_mais_util

Outros dois itens interessantes sobre nossa pesquisa, foram as perguntas sobre Contagem de Carboidratos, e Bomba de Infusão de Insulina. Segundo nossos usuários, a maioria não faz a contagem de carboidratos, e 21.7% gostariam de usar uma bomba de infusão de insulina, mas os preços no Brasil são muito caros.

A Contagem de Carboidratos é um item extremamente importante no tratamento do diabetes, especialmente o Tipo 1. Contando a quantidade de carboidratos em uma refeição, podemos aplicar a quantidade correta (ou mais precisa) de insulina para evitar que esses carboidratos resultem em um pico de glicose no nosso organismo. As variações extremas, ou picos, na glicemia são uma das principais causas de complicações futuras do diabetes.

features

Já as bombas de infusão de insulina, são uma excelente forma de controlar o diabetes, as mais modernas são inclusive capazes de medir automaticamente a glicemia e controlar a quantidade de insulina que irão liberar no nosso organismo. Mas como toda tecnologia de ponta, o custo é realmente alto, chegando a se aproximar dos R$ 20.000, apenas a bomba. Infelizmente as formas para conseguir uma bomba através do SUS são complicadas demais e até mesmo caras, já que é necessário um processo administrativo, e muitas vezes até mesmo um jurídico.

bomba

Também queríamos saber o que nossos usuários acham do Glicemias Online, o que nos teriam a dizer e como poderíamos ajudá-los a viver melhor. Organizando as respostas (eram campos de texto aberto, por isso não temos gráficos) descobrimos que o que nossos usuários mais gostariam era de poder comprar medicamentos e insumos (fitas, agulhas, seringas, etc…) por valores mais acessíveis, e que tivessemos conteúdos que os auxiliassem no controle e entendimento da doença.

As mensagens que recebemos comprovam as respostas à pergunta: “Você considera o Glicemias Online uma ferramenta importante no seu tratamento do diabetes?” em que 92.6% dos usuários responderam de forma positiva.

importancia

“Obrigado pela sua iniciativa, talvez você não tenha conhecimento mais com certeza esse seu gesto salvou e ajudou muitas vidas . muito obrigado”

“Parabéns pela iniciativa em contribuir com algo que é útil para os diabéticos.”

“Adoro este sistema”

“Obrigada pela oportunidade de estar no seu programa, creio que me ajudará muito . Parabéns pela iniciativa !!”

São mensagens como essas que nos motivam a continuar desenvolvendo e mantendo o sistema. São essas mensagens que nos mostram que realmente estamos no caminho certo, e nos deixam extremamente felizes.

Um comentário para “Resultados da pesquisa – 2016”

  1. REINALDO 22 September 2016 at 12:35 #

    BOA TARDE!
    Boa a pesquisa. Acompanho o site faz alguns anos, mas sempre parei. Hoje voltei a usar, mas desistí após 29 minutos. A última vez tinha sido em 24/03/2012. Parei por causa da usabilidade conforme enviei contato.
    Particularmente acho interessante um APP, nem que tenha a opção de pago e gratuito. Dependendo do valor, mensal, por exemplo, seria interessante.
    Um abraço!
    REINALDO