Recomendações para aplicação de insulina

O site da SBD publicou nesta quarta-feira (16/03/2011) um excelente texto da enfermeira e educadora em diabetes, Cristiane Duarte Vieria, com novas recomendações para aplicação de insulina. O Tema é amplo e o assunto certamente chama a atenção de qualquer diabético. Fizemos um pequeno resumo dele:

Recomendações para aplicação:

  • Sempre que for realizar uma aplicação em um local que não esteja limpo, ou em lugares com chances de contaminação (hospitais, por exemplo), o local da aplicação deve ser limpo.
  • As insluninas NPH e pré misturadas devem ser gentilmente homgeneizadas antes de cada aplicação.
  • Aplicar a insulina à temperatura ambiente e quando utilizar alcool na limpeza do local, esperar este secar por completo, evitam que as aplicações sejam dolorosas.
  • Após cada aplicação com caneta, contar lentamente até 10 e só então retirar a agulha. Conte até 20 caso a dose aplicada seja muito grande. Esta recomendaçõa não é necessária para aplicações com seringas.
  • As agulhas devem ser desconectadas imediatamente após a aplicação.
  • Insulina regular deve ser aplicada preferencialmente no abdomên, onde a taxa de absorção é maior. Insulina NPH deve ser aplicada preferencialmente nas coxas e nádegas, para retardar a absorção.
  • Em crianças e usando canetas apra alicação, use agulhas de 4, 4 ou 6mm, para aplicações com seringas, agulhas de 8mm em um ângulo de 45 graus e prega cutânea.
  • Para adultos usando canetas, 4, 5 e 6mm. Angulhas de 4 e 5mm devem ser aplicadas em um ângulo de 90 graus, e a prega cutêna é dispensável, caso o indivíduo seja magro. Agulhas de 6 mm devem ser usadas em aplicações com angulo de 90 com prega ou 45 graus sem prega.
  • Gestantes devem evitar aplicar insulina no abdômen, durante o último trimestre de gestação. Pacientes magras devem aplicar insulina, preferencialmente, na região das nádegas.

2 comentários para “Recomendações para aplicação de insulina”

  1. Leila 30 março 2011 at 18:00 #

    Gostaria muito de saber sobre o tratamento de dibettes com insulina em adesivo, funciona? Existe estudos e comprovações de eficacia?

  2. admin 2 abril 2011 at 12:33 #

    Olá Leila,

    nunca pesquisei realmente sobre o assunto, mas prometo ir atrás de alguma informação e publicar aqui no blog.