Primeiro #horadodiabetico

Ontem tivemos nosso primeiro #horadodiabetico no twitter. Foi ótimo para nós sabermos um pouco mais sobre às dúvidas de vocês e poder responder algumas delas.

Para quem não acompanhou ontem, vamos colocar aqui as perguntas que foram respondidas.

Pergunta 1 – A Lantus é a melhor das insulinas lentas?

Resposta: Sim e não. Cada organismo reage de maneira diferente a insulina, a melhor pessoa para dizer qual a melhor para você é seu médico.

Pergunta 2 – Whey protein altera glicemia?

Resposta: Se o suplemento de whey protein possui carboidrato terá impacto na sua glicemia sim.

Pergunta 3- Como a pessoa fica diabética?

Resposta – DM1 pode ser causada por fatores genéticos, do meio ambiente e traumas. DM2 pode ser causada por obesidade, hipertensão e sedentarismo.

Pergunta 4 – Quem tem insulina alta, mas glicemia normal e faz controle, tem chances de NÃO virar diabético?

Resposta – Sim, quem tem resistência à insulina, pode não ficar diabético, mas está na faixa de risco e deve tomar cuidado.

Pergunta 5 – Diet, light e zero são a mesma coisa?

Resposta – Não, diet é qndo não contém um dos ingredientes do produto original. Light são alimentos que devem ter redução de 25% de um ingrediente que tenha quilocaloria e produtos zero são parecidos c/ diet. É retirado um ingrediente presente no original e às vezes é menos calórico.

Pergunta 6 – O que é ser ‘Pré-diabetico’?

Resposta – É quem corre risco de se tornar diabético. Geralmente maiores de 45 anos e obesos.

Pergunta 7 – Todo diabético precisa aplicar insulina?

Resposta – Não, DM2 podem controlar com exercícios, dietas e anti-diabeticos orais.

Pergunta 8 – Existe alguma forma de economizar comprando insulina e fitas de exame?

Resposta – Sim, existe 1 lei q garante ao diabético receber de graça medicamentos e insumos, veja mais “tratamento grátis”.

Essas foram as perguntas respondidas nessa quarta-feira. Na semana que vem tem mais! Mande suas perguntas para horadodiabetico@glicemiasonline.com.br ou no twitter com a hashtag #horadodiabetico.

5 comentários para “Primeiro #horadodiabetico”

  1. Nicole Lagonegro 22 julho 2010 at 10:23 #

    Gostei disso!!
    Não estou em SP então não acompanhei, mas pro próximo ajudarei a divulgar também!!

    Acho muito válido!

    beijo

  2. […] This post was mentioned on Twitter by rafael apocalypse and aventura diet, glicemias online. glicemias online said: Não participou da #horadodidabetico ontem? Confira como foi: http://www.glicemiasonline.com.br/blog/primeiro-horadodiabetico/ […]

  3. Mônica Amaral Lenzi 22 julho 2010 at 21:26 #

    Bem legal a iniciativa, é através da informação que conseguiremos melhorar a qualidade de vida dos portadores de diabetes.

    Sou farmacêutica e Educadora em Diabetes

  4. lourdes 5 setembro 2010 at 20:06 #

    ADOREI ESSA NOVIDADE,E ACREDITO QUE DEUS EXISTE MESMO PQ NAO ME SINTO NADA BEM, HÁ 2 MESES DESCOBRI QUE TENHO DIABETES, NAO SEI O QUE FAZER ESTOU MUITO ANGUSTIADA E ACHO QUE ACHEI A AJUDA QUE ESTOU PROCURANDO, DESDE JÁ MUITO OBRIGADA. BJS LOURDES

    • admin 5 setembro 2010 at 22:36 #

      Olá Lourdes. Não precisa ficar preocupada, diabetes é sim uma doença grave, mas um bom tratamento diminui muito os riscos de complicações decorrentes da doença. Eu sou diabético tipo 1, antes de mim meu pai era diabético (depois de um transplante de rins e pancreas ele não é mais diabético).

      Se você cuidar direito da sua saúde, usar corretamente os seus medicamentos, fizer exames e manter a sua glicose dentro da faixa ideal que seu médico estipular, você estará reduzindo os riscos de ter alguma complicação.

      Procure a associação de diabetes mais próxima de você, praticamente todas as cidades no Brasil tem uma associação, se não tem é uma boa oportunidade para você começar uma. As associações reunem diabéticos com mais experiência, às vezes médicos e nutricionistas que poderão te aconselhar. Sem contar que conversar com outras pessoas é uma ótima oportunidade de aprender e ensinar a viver melhor com o diabetes!