Pâncreas artificial, estamos muito perto dele!

Cientistas suíços (do Departamento de Engenharia e Ciências de Biosistemas [D-BSSE] da ETH) desenvolveram um dispositivo capaz de produzir insulina baseado nas variações de pH do sangue.

O dispositivo pode ser implantado em pacientes diabéticos tipo 1, substituindo assim as varias de injeções de insulina que os diabéticos precisam tomar diariamente.

O dispositivo é composto por  dois módulos, um que mede o pH e outro que produz insulina, os módulos foram “construídos” a partir de componentes biológicos, e incorporados a células renais cultivadas em laboratório. Os cientistas então as colocaram em capsulas que podem ser implantadas em seres humanos.

O módulo que mede o pH do sangue, constantemente procura por sinais de que o pH esteja abaixo de 7.35 para ativar a produção de insulina. Apesar de o pH do sangue poder abaixar devido ao abuso de álcool ou exercícios físicos ele nunca fica abaixo de 7.35. pH abaixo de 7.35 é uma característica única em pacientes com diabetes tipo 1.

Uma vez que o pH tenha voltado a um valor ideal, o módulo produtor de insulina se desliga e para de produzir insulina. O dispositivo já foi testado em camundongos com diabetes tipo 1, e os resultados são promissores.

Os camundongos que tiveram os sensores implantados, passaram a produzir a quantidade ideal de insulina, como em um organismo sadio, de acordo com a acidez do sangue. O nível de insulina no organismo de camundongos que receberam o implante é comparável ao de camundongos que não possuem diabetes e produzem insulina normalmente. O implante também foi capaz de compensar grandes variações de açúcar no sangue.

Mais uma vitória rumo à cura do diabetes tipo 1! Agora é torcer para termos acesso, logo, a essas evoluções no tratamento da doença.

FONTE: The Health Site

3 comentários para “Pâncreas artificial, estamos muito perto dele!”

  1. iris ferrazzo do carmo 29 August 2014 at 10:06 #

    Olá.Eu gostaria de receber mais informações referente a Diabetes.

    • Rafael Apocalypse 31 August 2014 at 16:12 #

      Olá Iris!

      O Glicemias Online é um sistema que ajuda o diabético a controlar melhor a doença. Se você ainda não se inscreveu, essa é uma boa hora.

      Aqui no blog a gente sempre publica notícias e informações interessantes sobre diabetes e os tratamentos, novidades sobre medicamentos, e muita coisa legal. Estamos planejando posts com mais frequência, fique atenta!

  2. iris ferrazzo do carmo 29 August 2014 at 10:08 #

    Este tema é de grande valia para obter informações atualizadas.