O que fazer em caso de hipoglicemia?

As hipoglicemias são assuntos muito tratados quando falamos com diabéticos. No entanto, vale sempre lembrar como devemos agir quando as hipoglicemias acontecerem.

Primeiramente, devemos estar craques em reconhecer os sintomas. Quando o nível de açucar no sangue está baixo os primeiros sintomas são: tremores, fraqueza, suor frio, dificuldade de raciocínio, confusão mental, nervosismo, agressividade (em caso de hipoglicemias severas até mesmo desmaio ou convulsão). Esses sintomas costumam aparecer quando a glicose está abaixo dos 60 mg/dl.

Ok, identificando esses sintomas fazendo o exame de ponta de dedo e confirmando que a glicemia está abaixo dos 60 mg/dl, como agir?

Se a pessoa estiver acordada, o correto é corrigir a hipoglicemia com algum alimento que contém açucar (ou carboidrato). Recomendamos frutas ou suco de frutas, um pouco de mel, refrigerante não-dietético. Não é preciso comer até passar a crise, depois de comer aproximadamente 15g de carboidrato, espere 10 a 15 minutos para fazer o exame de ponta de dedo novamente, no caso de não ter melhorado, volte a comer.

Se a pessoa não estiver acordada (desmaio) chame uma ambulância e aplique imediatamente uma ampola de Glucagon (se for criança, apenas metade da ampola) como se fosse insulina, intramuscular, endovenosa ou subcutânea.

No caso de crises muito fortes, após tentar resolver a crise em casa, imediatamente, avise o médico.

Fonte: SBD – Livro do Dr. Walter Minicucci

Um comentário para “O que fazer em caso de hipoglicemia?”

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by glicemias online, aventura diet. aventura diet said: Hipoglicemia é sempre um assunto importante na vida do diabético. Vamos repassar os cuidados necessários: http://cot.ag/94sp2o [...]