O papel do açúcar no Diabetes

Existem alguns mitos que cercam o Diabetes. Todos nós conhecemos alguém que tem diabetes, mas muitos nós não sabemos como alguém fica diabético, se passa e etc.

O Dr. Paul Donohoue, médico americano possui uma coluna em uma revista de saúde e respondeu a seguinte questão a respeito desse mito. Confira:

CARO DR. DONOHUE: Meu marido tem 1,80m de altura e pesa 77 quilos. Ele é corredor, participa de competições. Ele ama Kool-Aid (um tipo de suco de saquinho vendido nos Estados Unidos) e calcula que ele tome em um ano 150 quilos de açúcar só no Kool-Aid. Um amigo lhe dissese que se ele continuar com esse hábito, ele pode desenvolver diabetes. Uma pessoa, magra e atlética pode desenvolver diabetes devida a quantidade de açúcar que consome? – SB

RESPOSTA: Apesar de “açúcar” ser o nome do meio do diabetes, açúcar não causa diabetes. É uma crença popular de que ele faz, mas não faz. Pessoas com diabetes têm que ter cuidado com o consumo de açúcar, e até fazem contagem do total de carboidratos consumidos, mas os diabéticos não têm de eliminar o açúcar completamente de suas vidas, porém o monitoramento cuidadoso da ingestão de açúcar e carboidratos é essencial para o seu controle do nível de açúcar no sangue.

O diabetes tipo 1, o tipo que requer insulina para o controle, muitas vezes, tem seu início na infância ou juventude. É causada devido a uma destruição das células de insulina do pâncreas. O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, ou seja, acredita-se ser o trabalho do sistema imunológico. Açúcar não tem nada a ver com isso. Diabetes tipo 1 representa de 5% a 10% dos casos de diabetes.

O diabetes tipo 2, o tipo mais comum, ocorre a partir de um declínio na produção de insulina, juntamente com uma diminuição da eficácia da insulina. Noventa por cento dos diabéticos tipo 2 estão acima do peso e a perda de peso ajudaria a controlar o açúcar no sangue. A inatividade física também contribui para o diabetes tipo 2.Mais uma vez, não é a ingestão de açúcar que produz este tipo de diabetes. Mas o controle da ingestão de açúcar é importante para o controle desta variedade de diabetes.

Fonte: http://health.heraldtribune.com

Os comentários estão fechados para este post.