O diabetes torna a pessoa mais sensível ao calor

Anahad O’Connor colunista do New York Times, escreveu essa semana sobre o seguinte assunto: O diabetes faz você mais sensível ao calor.

Sua coluna é entitulada como “Really?”, o que quer dizer “Realmente?”. Está ai a deixa. A teoria afirma que para quem tem diabetes o calor e a umidade podem ser mais perigosos. Uma das complicações do diabetes, tanto do tipo 1 como do tipo 2, é a diminuição da capacidade do corpo se ajustar a aumentos da temperatura, o que pode ser perigoso, especialmente no verão.O problema associado à lesões nos nervos, que ocorre entre 60 e 70 % dos norte-americanos com diabetes; pode afetar praticamente todos os órgãos do corpo, incluindo as glândulas sudoríparas. Quando as lesões nos nervos impedem as glândulas sudoríparas de trabalharem corretamente, o corpo não consegue se resfriar quando a temperatura do ambiente aumenta.

Na coluna, a autora cita um pequeno estudo, em que foram comparados pacientes diabéticos e um grupo de pessoas não portadoras de diabetes. Os dois grupos foram submetidos a aumentos de temperaturas. Os voluntários foram conectados a aparelhos que mediam a temperatura da pele, temperatura interna e as taxas de súor. Para os pacientes não diabéticos as taxas de súor e temperatura da pele foram aumentando proporcionalmente, enquanto a temperatura interna se manteve constante.

Já para os pacientes diabéticos, a generalizada incapacidade de suar por todo o corpo teve um profundo efeito sobre a temperatura interna.

E por fim, a autora ainda fala de uma pesquisa feita no Arizona, em que os resultados mostram que os diabéticos tem maiores taxas de hospitalização, desidratação e morte no calor. Porém, evidencia que muitos não sabiam dos riscos e da necessidade de maior precaução.

Para saber mais leia toda a coluna aqui.

2 comentários para “O diabetes torna a pessoa mais sensível ao calor”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by nadia domingues, glicemias online. glicemias online said: O diabético pode ser mais sensível ao calor: http://bit.ly/9I84lr […]

  2. Nicole Lagonegro 29 June 2010 at 10:50 #

    Eu notei isso na minha filha.
    Ela chegava a chorar dizendo que a gente não entendia que ela não sentia o frio ou o calor como a gente, que insistia pra colocar blusa e ela não queria, ou o contrário!
    Bom saber que é normal!!