Joe Toucan, um boneco educador em diabetes

Explicar para uma criança diabética porque os pais estão dando tantas injeções e fazendo tantas picadas nos dedos diariamente é um pouco complicado. Diante dessa situação Rocky Lang, pai de uma garotinha diabética, resolveu tomar algumas atitudes.

Sua filha, Nikki, foi diagnosticada com diabetes tipo 1 quando tinha 10 anos, em 2001. Ela aceitou seu diagnóstico muito bem. Mas algum tempo depois, Lara, a filha de sua ex-esposa, com apenas 18 meses foi também diagnosticada com diabetes tipo 1. Comparando as duas crianças Rocky pode ver como é difícil para crianças tão pequenas viverem com essas picadas sem entenderem o que está acontecendo.

Para ajudar Lara, Rocky escreveu um livro chamado “Lara assume o controle”. O livro conta a história de uma garotinha que vive e brinca ao mesmo tempo que controla o seu diabetes com seu glicosimetro e uma bomba de insulina. Depois disso, Rocky ainda se inspirou para criar uma boneca que ajudasse Lara a entender mais sobre o diabetes. Ele percebeu como isso faria diferença quando viu a menina chorando após ter feito um exame de glicemia.

Sua idéia era que ao ter uma boneca que tem seu próprio glicosimetro e sua bomba de insulina, ela poderia cuidar da boneca assim como estava sendo cuidado pelos seus pais e médicos. A idéia caseira cresceu e hoje é um projeto de Rocky com uma instituição sem fins lucrativos que tem o objetivo de educar as crianças sobre o diabetes.

Hoje eles criaram o Joe Toucan, um boneco que começa a ensinar a criança o que é diabetes e como cuidar dela. O boneco Joe, vem com um kit em miniatura de todos os insumos necessários para controle do diabetes, para que assim, ensine para a criança a importância da contagem de carboídratos, da aplicação de insulina e dos exames de glicemia.

Não é a primeira vez que alguém desenvolve brinquedos para ensinar crianças a entender o que é diabetes. Já existem patentes de 1998 para um bicho de pelúcia com o mesmo intuito.

Fica a idéia para ser desenvolvido aqui no Brasil. O boneco Joe Toucan não deve ser vendido aqui no Brasil, pelo menos por enquanto!

Fonte: Diabetes Mine

2 comentários para “Joe Toucan, um boneco educador em diabetes”

  1. Nicole Lagonegro 24 September 2010 at 17:53 #

    Que legal!!!

  2. roseane monteiro 27 October 2010 at 12:06 #

    achei ótima essa medida, seria tão bom se tivéssemos o Joe conosco, pois assim as pessoas conseguiriam amenizar o medo, a rejeição com o diabetes. Tenho uma filha de 11 anos q é diabética desde os 4. Enfrentei muitos problemas quanto a sua conscientização em aceitar e conviver com a doença, precisamos de psicóloga em alguns momentos, por isso acho q deveria ser dado mais atenção a essas medidas atér porque o diabetes tem sido uma doença silenciosa q tem crescido e se feito presente em nossas vidas mais do que imaginamos