Diabéticos correm mais risco de contrair dengue

Segundo especialistas diabéticos apresentam mais chances de contrair dengue, inclusive a dengue hemorrágica, mais severa. No Brasil a população de diabéticos representa 8% dos cidadãos entre 30 e 59 anos.

“O endocrinologista Saulo Cavalcanti, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, explica que os diabéticos são uma população de risco justamente porque são mais vulneráveis aos quadros infecciosos quando, normalmente, aumentam na circulação hormônios como cortisona e adrenalina, que, por sua vez, elevam os níveis de glicose.

Enquanto, no sangue, sobem os níveis de hormônios e açúcar, o processo infeccioso também destrói a insulina, promovendo um complicado círculo vicioso. ‘é aí que o diabetes pode descompensar. As necessidades de insulina aumentam e é preciso realizar mais testes para evitar que ocorram elevações excessivas da glicemia’, diz.
Entre os agravos das complicações, ele cita que os diabéticos estão mais propensos a desenvolver a febre hemorrágica , por exemplo. O estado de coma também não está descartado.”

O diabetes mal controlado pode ocasionar uma série de complicações. Diabetes não tem cura, mas um bom controle glicemico, associado a uma dieta equilibrada e exercícios físicos proporcionam aos pacientes uma vida normal e diminuem o risco de complicações decorrentes da doença.

?’Quanto melhor o controle do diabetes no início, menor a possibilidade de apresentar complicações no futuro’, afirma Cavalcanti.”

O texto completo você pode ler no site da Sociedade Brasileira de Diabetes

O bom controle depende do conhecimento que você tem sobre suas glicemias. Acompanhe-as usando o Glicemias Online, o jeito fácil de controlar as suas glicemias.

Um comentário para “Diabéticos correm mais risco de contrair dengue”

  1. […] Diabéticos correm mais risco de contrair dengue – glicemias online […]