Diabetes não é alergia a açúcar

O tema foi sugerido para nós através de uma seguidora no twitter. Achamos a idéia realmente boa, e aqui estamos para falar sobre o que o diabetes não é, por exemplo, não é alergia a açúcar!

É comum perguntarem se o diabetes foi desenvolvido por ter comido muito açúcar durante a vida ou se foi pela falta de açúcar que o corpo começou a rejeitar o dito cujo. Na verdade, não é nem um nem outro.

O que acontece de fato no organismo de uma pessoa diabética é que ela não consegue fazer a glicose passar do sangue para a célula. Para que isso aconteça é preciso ter a ação de um hormônio produzido no pâncreas, a insulina, esse hormônio no caso do diabético ou não é produzido ou é combatido por anti-corpos do próprio paciente.

No caso do diabetes tipo 1, a doença é autoimune, ou seja, são os anti-corpos que destroem as células do pâncreas que produzem a insulina. A causa ainda é muito controversa, o que todos concordam é que algumas pessoas tem uma predisposição genética.

Já o diabetes tipo 2 na maioria das vezes é uma resistência a ação da insulina somado a uma deficiência na produção do hormônio. Esse pode ser causado por sedentarismo, obesidade, hipertensão.

Ou seja, de maneira muito simplificada, o diabetes está relacionado com o metabolismo da glicose e não com uma hipersensibilidade.  Alergia é uma reação como se a pessoa fosse hipersensível a algum fator, e esse fator deve ser evitado para que a pessoa não tenha problemas. Para o diabético significaria nunca comer doces ou carboidratos. E hoje em dia, o diabético pode comer de tudo, apenas precisar ser moderado, controlar as quantidades do que come e buscar uma vida saudável.

2 comentários para “Diabetes não é alergia a açúcar”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by rafael apocalypse, nadia domingues, Amanda Modena, aventura diet, glicemias online and others. glicemias online said: atendendo a pedidos: Diabetes não é alergia a açúcar http://cot.ag/d5Qser […]

  2. Mônica Amaral Lenzi 17 November 2010 at 05:39 #

    Esta informação ficou bem clara.

    Parabéns!