Avandia é restringido pelo F.D.A.

O medicamento para diabetes tipo 2, Avandia, teve sua comercialização suspensa na Europa. Em alguns lugares dos EUA a venda do medicamento foi restrita. A notícia foi divulgada hoje pelo New York Times Health. Nos EUA o medicamento somente pode ser adquirido se médico e paciente atestarem que tentaram outros medicamentos para diabetes e que conhecem os riscos para doenças do coração. Em 2007, foi publicado um estudo que dizia que o remédio é responsável pelo aumento do número de ataques cardíacos e derrames. O FDA (Food and Drug Administration, agência responsável pelo controle na venda de alimentos e remédios nos Estados Unidos) na época, decidiu manter a comercialização, pois considerou os resultados dos estudos inconclusivos.

Desta vez, após novos estudos, e com a maioria dos especialistas recomendando a suspensão das vendas do remédio ou sua máxima restrição, o FDA decidiu restringir o uso do Avandia.

As autoridades estão exigindo que os remédios para diabetes não apenas ajudem a controlar os níveis de açúcar no sangue mas também melhorem a qualidade ou a duração da vida de um diabético. Atualmente são vendidas 10 mil unidades/mês de Avandia no Brasil. Qual será a posição de nossas autoridades e médicos diante dessa restrição do FDA?

Leia a notícia completa aqui (em inglês).

Um comentário para “Avandia é restringido pelo F.D.A.”

  1. […] dia 23/09 publicamos um post a respeito do FDA proibindo o uso de Avandia, remédio para diabetes tipo 2, nos Estados […]