Atividade física e diabetes

Já falamos aqui da importância da atividade física para quem tem diabetes. Mas vamos nos aprodundar um pouco mais no assunto?

Claro, todos já sabemos que atividade física é importante para qualquer pessoa manter uma vida saudável. Para o diabético vai além disso pois ajuda a baixar o nível da glicose. No entanto, é preciso alertar para o seguinte: Quando a glicemia está abaixo de 300 mg/dl a atividade física ajudará a baixar a glicose imediatamente e a manter os níveis de glicose na faixa ideal a longo prazo.

Já para quem está descompensado, com a glicemia de 300 mg/dl para cima a atividade física não é recomendada! Os exercícios podem aumentar ainda mais a glicemia, por isso devem ser evitados.

Os exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, natação…) são os mais recomendados. O resultado é mais rápido e eficiente por utilizar o oxigênio em suas reações para favorecer a queima de glicose.

Além disso, para o diabético que ainda produz um pouco de insulina, atividades que utilizam o oxigênio estimulam a produção de insulina. Outros benefícios, e ai para todos os diabéticos,  são o aumento da sensibilidade celular à insulina, elevação capacidade de captação de glicose pelos muscúlos, e diminuição da gordura corporal (obesidade, que se relaciona com o diabetes tipo 2).

Para realizar esses exercícios é importante ter se alimentado (uma alimentação leve) pelo menos duas horas antes do início da atividade. E antes de sair correndo por ai…consulte seu médico!!

Um comentário para “Atividade física e diabetes”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by rafael apocalypse, nadia domingues, Gustavo Caixeta, aventura diet, glicemias online and others. glicemias online said: Sedentarismo está fora de moda. Saiba como se exercitar controlando o diabetes http://cot.ag/bLIGx1 […]