A verdade sobre a insulina e diabetes tipo 2

A maioria das pessoas associam tomar insulina com diabetes tipo 1. No entanto, algumas pessoas com diabetes tipo 2 também precisam tomar insulina. Conversamos com Andrea Penney, RN, CDE, Joslin Diabetes Center, para descobrir a verdade sobre a insulina e diabetes tipo 2.

Por que alguém com diabetes tipo 2, que tem controlado a sua diabetes com dieta e exercício físico precisa começar a tomar insulina?

Há várias razões para alguém poder necessitar de insulina, mesmo que não precisava antes.

  • uso temporário de insulina, algumas pessoas precisam tomar insulina por um curto período de tempo, por causa de coisas como gravidez, cirurgia, ossos quebrados, câncer ou de medicamentos esteróides (como prednisona).
  • Permanente uso de insulina – Às vezes, o pâncreas se torna incapaz de produzir insulina suficiente. Isso acontece com freqüência com o envelhecimento. As pessoas podem também tornar-se resistentes à insulina, devido ao ganho de peso ou estresse físico ou emocional crônica. Simplesmente, pílulas para controle do diabetes não funcionam mais.

Então, não é normalmente “mau comportamento” que faria com que alguém começasse a tomar insulina?

Correto. Contudo, a não aderência à dieta e exercício pode resultar em altos níveis sanguíneos de glicose que só insulina pode controlar.

A dosagem de insulina é diferente para quem tem o tipo 2 em vez de tipo 1?

As doses podem variar, qualquer tipo pode exigir pouca ou muita medicação. Depende do peso, de hábitos alimentares, de níveis de exercício, da existência de outras doenças e o nível de resistência à insulina.

Alguém pode começar a tomar insulina e, em seguida, não ser necessário mais?

Claro que sim! Mas somente para aqueles com diabetes tipo 2. Muitas vezes, a redução de peso e /ou exercícios podem permitir que a insulina deva ser interrompida. Além disso, se qualquer das situações acima resolver, a insulina pode ser interrompida.

Texto traduzido de Joslin Diabetes Center.

Os comentários estão fechados para este post.