A internet ajuda a melhorar o tratamento do diabético

página de resumo do Glicemias Online

Em agosto de 2010 a revista “Diabetes Care” publicou o artigo: “Effect of Internet Therapeutic Intervention on A1C Levels in Patients With Type 2 Diabetes Treated With Insulin.” (Efeitos da intervenção terapeutica através da internet nos níveis de A1C em pacientes com diabetes tipo 2 tratados com insulina – em tradução livre).

O artigo mostra as conclusões de um estudo realizado com 50 pacientes diabéticos tipo 2, separados aleatoriamente em dois grupos. No grupo de controle, os pacientes receberam o tratamento convencional, no grupo de estudo, os pacientes, a cada duas semanas, enviavam os dados dos seus monitores de glicemia para o website da pesquisa e recebiam de volta a resposta dos endocrinologistas sobre as alterações que deveriam fazer no tratamento.

Os pesquisadores coletaram amostras de sangue, para testes de hemoglobina glicada (A1c) no início do programa, 3 e 6 meses após.

Os resultados dos exames de A1c mostraram uma queda de 8,4 % para 7,6% nos níveis de A1c nos pacientes que foram acompanhados pelo sistema online, e de 8,5% para 8,4% nos pacientes que receberam o tratamento convencional.

“A conclusão é bastante simples e mostra que a monitorização dos portadores de diabetes tipo 2 é ainda fundamental, e que não apenas monitorar é suficiente, é preciso que os dados sejam analisados pela equipe de saúde, e mais ainda, que isto seja constante. Neste sentido, uma ferramenta tecnológica como a Internet é extremamente eficaz, rápida, barata e interessante para colaborar com o controle do Diabetes. Acredito que poderemos criar situações semelhantes em alguns centros em nosso país.”

Extraído do texto publicado no blog da SBD, pelo Dr. Marcio Krakauer.

O estudo mostrou como ferramentas como o Glicemias Online podem auxiliar diabéticos no controle da doença. Faça seu cadastro, comece a anotar, acompanhar e evoluir seu tratamento.

Um comentário para “A internet ajuda a melhorar o tratamento do diabético”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by rafael apocalypse, nadia domingues, aventura diet, Leonardo Alves, glicemias online and others. glicemias online said: Internet pode melhorar o tratamento de diabetes, inclusive Diabetes tipo 2: http://bit.ly/btqBOA […]