6 coisas

Hoje, 9 de Novembro é o D-Blog Day (criado pela Gina Capone), ou dia de blogar sobre diabetes. No mundo todo, blogueiros diabéticos escrevem sobre algum tema pré-selecionado. Neste ano, 6 coisas que você gostaria que as pessoas soubessem sobre diabetes.

Eu, Rafael Apocalypse, diabético e Co-Fundador do Glicemias Online, quero que as pessoas saibam que:

  1. Números fazem parte da nossa vida. É preciso medir a glicemia com frequência, anotar os carboidratos consumidos nas refeições e calcular a quantidade de insulina baseado nesses dois fatores.
  2. Você não vai ficar diabético porque comeu muito açucar. Diabétes é hereditário e pode ser desenvolvido, mas não é apenas o açucar que conta. Estar acima do peso, não praticar atividades físicas, comer descontroladamente e de forma não saudável causam diabetes, fique de olho e cuide-se.
  3. Quando um diabético estiver passando mal, NÃO aplique insulina nele. Quando um diabético passa mal, pode ser porque ele está com pouca glicose no sangue (hipoglicemia), e precisa comer ou beber algum líquido com açucar. Mas não exagere, dê aos poucos. E caso o paciente esteja inconsciente não coloque nada na boca dele, chame um médico imediatamente!
  4. Insulina não é a cura. Apenas nos ajuda a viver… Lute, invista e estimule estudos que possam ajudar a encontrar a cura para o diabetes.
  5. Só porque eu trato com normalidade, não quer dizer que não seja importante. Diabetes é uma doença e deve ser tratada como tal. Não é porque nós diabéticos tentamos levar a vida numa boa, que vocês precisam achar que não é nada demais ser diabético. Entenda que sim, é complicado abrir mão de um monte de coisas e tomar injeções de insulina em público, mas não faça disso um evento, ok?!
  6. Anote, guarde e compartilhe. Anote todas as suas medições de glicemia, todos os carboidratos que você ingere e toda a insulina ou hipoglicemiante oral que toma. Esses números são muito importantes para que seu médico forneça-lhe um bom tratamento. Uma dica, use o Glicemias Online para isso, você vai se surpreender, eu garanto :)

E para você, quais são as 6 coisas que você gostaria que as pessoas soubessem sobre diabetes?

3 comentários para “6 coisas”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by rafael apocalypse, nilcea trigo and aventura diet, glicemias online. glicemias online said: Hoje é dia de blogar sobre diabetes. O tema: 6 coisas que você gostaria que as pessoas soubessem sobre diabetes… http://bit.ly/d2eM2r #wdd […]

  2. Mônica Amaral Lenzi 10 November 2010 at 22:08 #

    Você foi perfeito na descrição das 6 coisas sobre Diabetes….

  3. Nicole Lagonegro 11 November 2010 at 08:34 #

    Também escrevi sobre as 6 coisas, tá lá no blog!!